quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Mocotó

O mocotó (br.) ou mão-de-vaca (pt.), palavra originária do termo tupi guarani mbo-coto, significa patas sem casco ou extremidades, e é um prato criado pelos escravos. Pelos seus ingredientes ricos e nutritivos. Este prato tem sua origem remontada no século XIX.

O prato tem por base patas bovinas. Na época das charqueadas, os escravos encontraram nessa substanciosa mistura de ingredientes a solução para seu sustento. As partes do boi desprezadas pelos patrões, como pata, úbere, tripa grossa, e outros pedaços menos nobres, eram recolhidas pelos escravos, que as limpavam e as colocavam a ferver.

Quando voltavam da extensa jornada de trabalho, o cozido estava no ponto. Ao perceber os bons resultados que o mocotó proporcionava à saúde dos escravos, os senhores começaram também a comê-lo e enriqueceram a receita com lingüiça, feijão branco, ovos, tempero verde e outros ingredientes.

No Rio Grande do Sul, o mocotó é especialmente saboreado no inverno, em virtude de ser um prato quente, com grande fonte de calorias e ideal para as temperaturas frias da região.

Nenhum comentário: