quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Bobó

Bobó é um prato da culinária brasileira popular na cozinha da Bahia, de origem africana. Trata-se de um creme pouco consistente feito de inhame, vinagreira, etc., cozidos e amassados com azeite-de-dendê, pimenta, sal e um pouco de camarão seco. Pode ser servido quente, morno ou frio, como prato principal ou como acompanhamento.

O bobó de inhame e o de vinagreira são os mais antigos, preparados desde o século XVII. Depois, foram sendo sofisticados com o acréscimo, à massa básica, de frutos do mar (camarão fresco, caranguejo desfiado, mexilhão, bacalhau, etc.), previamente refogados.

O atual bobó de camarão, prato de renome, também tem, entre seus ingredientes mandioca e leite de coco.

[editar] Receita moderna

Ingredientes: dois quilos de camarão fresco, limpo, cascas reservadas; suco de um limão, sal, pimenta-do-reino; seis tomates; um pimentão picado; duas cebolas raladas; dois dentes de alho; quatro galhos de coentro; uma folha de louro; meio amarrado de salsa; três vidros leite de côco de 250ml cada; meia xícara azeite; duas colheres de sopa de dendê; duas xícaras do caldo da fervura das cabeças; um quilo aipim novo; uma xícara de castanhas de caju moídas. Temperar camarões com limão, pimenta e sal. Ferver as cabeças e cascas na água com uma cebola cortada ao meio, louro, coentro e salsa, reduzir a água à metade. Peneirar, espremendo, reservar o caldo. Refogar o alho e a cebola ralada no azeite e dendê, juntar os camarões, pimentão e tomates, juntar metade do leite grosso do coco e metade do caldo das cascas. Juntar o aipim. Ferver em fogo alto, depois de retirar os camarões cozidos. Quando o aipim desmanchar, juntar aos poucos o resto do caldo e do leite de coco. Pronto (há quem passe no liqüidificador), juntar de novo os camarões com as castanhas, salsa, dendê. Servir com angu de arroz, arroz branco ou acaçá.


Nenhum comentário: