quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Massa para pizza de liquidificador

COMPARE PREÇOS: LIQUITIFICADOR , CÂMERA DIGITAL

INGREDIENTES:

  1. 2 xícaras de leite
  2. 1/4 de xícara de óleo
  3. 3 ovos
  4. 3 colheres de sopa de queijo ralado
  5. 1/2 colher de chá de sal
  6. 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  7. 1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO:

  1. Bata no liquidificador primeiramente os ingredientes líquidos e vá acrescentando os sólidos aos poucos.
  2. despeje a massa em forma redonda untada com margarina e farinha.
  3. recheie a gosto e leve assar em forno médio pré aquecido por 20 min.
  4. Divida a massa em 3 porções.

Macarrão penne com creme de leite


INGREDIENTES:

  1. 250 g de penne
  2. 3 colheres de sal

    Molho:
  3. 1 xícarade (chá) de ervilha fresca e congelada
  4. 200 g de presunto picado
  5. 1 caixinha de creme de leite
  6. 1/2 xícara de (chá) de queijo ralado
  7. Sal e pimenta - do - reino, a gosto

MODO DE PREPARO:

  1. Leve ao fogo uma panela com 2, 5 litros de água e sal.
  2. Assim que ferver, junte o macarrão.
  3. Cozinhe por 10 minutos, ou até que fique al dente.
  4. Enquanto isso, coloque numa panela 1 xícara (chá ) de água.
  5. Leve ao fogo por 3 minutos, ou até ferver.
  6. Junte a ervilha e deixe por 2 minutos, ou até descongelar e ficar macia.
  7. Retire do fogo, escorra a água e coloque a ervilha numa tigela.
  8. Retire o macarrão do fogo, escorra a água e reserve.
  9. Adicione a tigela com a ervilha, o presunto, o creme de leite, o queijo ralado, o sal e a pimenta - do - reino.
  10. Misture bem.
  11. Despeje o creme sobre o macarrão bem quente.
  12. Sirva.
Macarrão Instantanio de Sardinha ao Molho de Tomate

Ingredientes

2 pacotes de macarrão instantanio
1 lata de sardinha ao molho de tomate
1 caixa de creme de leite
200 gr de queijo mussarela
10 azeitona
sal agosto

Modo de Preparo

cozinhe o macarão instantanio por 3 minutos e depois escora deixando um poco do caldo e reserve,em uma panela coloque a sardinha amasada e misture o creme de leite e a azeitona e leve ao fogo deixe ferve.depois coloque o macarrão e misture bem por ultimo coloque o queijo por cima e misture.e tenha uma bom apetite. Ideal comer com torradas.

Vatapá


Vatapá de camarão
Vatapá de camarão

Em seu preparo entram pão molhado ou farinha de rosca, há receitas que utilizam fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, castanha de cajú, leite de coco, azeite-de-dendê,cebola,tomate

Pode ser preparado com camarões frescos inteiros, ou secos e moidos, com peixe, com bacalhau ou com carne de frango, acompanhados de arroz.

A consistencia é de creme.

Também é muito famoso no Pará onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim e outros ingredientes comuns na versão tradicional baiana.

O Vatapá é influência da culinária africana. Que em 1500 ou mais chegaram ao Brasil e nos ensinaram também a fazer angu, feijoada entre outros.

Bobó

Bobó é um prato da culinária brasileira popular na cozinha da Bahia, de origem africana. Trata-se de um creme pouco consistente feito de inhame, vinagreira, etc., cozidos e amassados com azeite-de-dendê, pimenta, sal e um pouco de camarão seco. Pode ser servido quente, morno ou frio, como prato principal ou como acompanhamento.

O bobó de inhame e o de vinagreira são os mais antigos, preparados desde o século XVII. Depois, foram sendo sofisticados com o acréscimo, à massa básica, de frutos do mar (camarão fresco, caranguejo desfiado, mexilhão, bacalhau, etc.), previamente refogados.

O atual bobó de camarão, prato de renome, também tem, entre seus ingredientes mandioca e leite de coco.

[editar] Receita moderna

Ingredientes: dois quilos de camarão fresco, limpo, cascas reservadas; suco de um limão, sal, pimenta-do-reino; seis tomates; um pimentão picado; duas cebolas raladas; dois dentes de alho; quatro galhos de coentro; uma folha de louro; meio amarrado de salsa; três vidros leite de côco de 250ml cada; meia xícara azeite; duas colheres de sopa de dendê; duas xícaras do caldo da fervura das cabeças; um quilo aipim novo; uma xícara de castanhas de caju moídas. Temperar camarões com limão, pimenta e sal. Ferver as cabeças e cascas na água com uma cebola cortada ao meio, louro, coentro e salsa, reduzir a água à metade. Peneirar, espremendo, reservar o caldo. Refogar o alho e a cebola ralada no azeite e dendê, juntar os camarões, pimentão e tomates, juntar metade do leite grosso do coco e metade do caldo das cascas. Juntar o aipim. Ferver em fogo alto, depois de retirar os camarões cozidos. Quando o aipim desmanchar, juntar aos poucos o resto do caldo e do leite de coco. Pronto (há quem passe no liqüidificador), juntar de novo os camarões com as castanhas, salsa, dendê. Servir com angu de arroz, arroz branco ou acaçá.


Mocotó

O mocotó (br.) ou mão-de-vaca (pt.), palavra originária do termo tupi guarani mbo-coto, significa patas sem casco ou extremidades, e é um prato criado pelos escravos. Pelos seus ingredientes ricos e nutritivos. Este prato tem sua origem remontada no século XIX.

O prato tem por base patas bovinas. Na época das charqueadas, os escravos encontraram nessa substanciosa mistura de ingredientes a solução para seu sustento. As partes do boi desprezadas pelos patrões, como pata, úbere, tripa grossa, e outros pedaços menos nobres, eram recolhidas pelos escravos, que as limpavam e as colocavam a ferver.

Quando voltavam da extensa jornada de trabalho, o cozido estava no ponto. Ao perceber os bons resultados que o mocotó proporcionava à saúde dos escravos, os senhores começaram também a comê-lo e enriqueceram a receita com lingüiça, feijão branco, ovos, tempero verde e outros ingredientes.

No Rio Grande do Sul, o mocotó é especialmente saboreado no inverno, em virtude de ser um prato quente, com grande fonte de calorias e ideal para as temperaturas frias da região.

Arroz de hausa

O Arroz de hausa é comumente chamado de arroz papa na culinária tradicional. É um arroz cozido com bastante água exatamente para ficar mais cozido e quase desmanchando. Tempera-se normalmente. Na gíria costuma-se chamar de 'arroz unidos venceremos' uma brincadeira que se faz quando um arroz passa do ponto e amolece demais.

No Candomblé é uma comida ritual trazida da África pelo povo hausa, cozido somente com bastante água, não se coloca óleo, nenhum tempero, nem sal pois será oferecido à Oxalá e Iemanjá, mas pode ser oferecido à todos os Orixás em formato de bolas ou numa tigela.

Abará

Abará é um dos pratos da culinária baiana e como o acarajé também faz parte da comida ritual do candomblé.

O abará tem a mesma massa que o acarajé: a única diferença é que o abará é cozido, enquanto o acarajé é frito.

O preparo da massa é feito com feijão fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Após retirada toda a casca, passa-se novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescentam-se cebola ralada, um pouco de sal, duas colheres de dendê.

Quando for comida de ritual, coloca-se um pouco de pó de camarão, e, quando fizer parte da culinária baiana, colocam-se camarões secos previamente escaldados para tirar o sal, que podem ser moído junto com o feijão, além de alguns inteiros.

Essa massa deve ser envolvida em pequenos pedaços de folha de bananeira, semelhante ao processo usado para fazer o acaçá, e deve ser cozido no vapor em banho-maria. É servido na própria folha.

Cocada de mamão*

Ingredientes:

1 kg de mamão verde ralado; 200g de coco ralado; 600g de açúcar (refinado); um litro de água; 3 cravos; 2 pedaços de canela em pau.

Modo de preparo:

Descasque o mamão, tire as sementes e rale. Misture com o coco ralado. Faça uma calda com a água e o açúcar. Depois de pronta, acrescente o mamão e o coco ralados, cravo e canela. Leve ao fogo brando, mexa sempre até dar o ponto.

Caruru*


Ingredientes:

1200g de quiabo; 120ml de azeite-de-dendê; 60g de castanha de caju; 40g de amendoim; 80g de camarões secos moídos; 120g de cebola; ½ colher (chá) de gengibre ralado; sal a gosto.

Modo de preparo:

Corte os quiabos miudinhos ou passe-os em máquina. Bata no liqüidificador a cebola e reserve. Bata os camarões secos, amendoim, castanha de caju e gengibre. Reserve. Refogue em azeite-de-dendê os camarões secos e a cebola moída. Logo após adicione o restante dos ingredientes triturados. Acrescente o quiabo e o caldo de peixe para cozinhar. Mexa sempre até ficar com uma consistência pastosa. Rendimento: 6 porções. Tempo de cozimento: 35 min.

COZINHA BAIANA



A cozinha baiana é plural, rica e variada. A grande contribuição do negro à cozinha baiana é o azeite de dendê e a pimenta - malagueta e a da Costa ou Ataré - trazida pelos negros africanos. Come-se na Bahia dendê, desde a farofa até o feijão. Os doces, no entanto, são quase todos de influência portuguesa, cujas receitas foram trazidas pelas religiosas (freiras) e famílias portuguesas, pois os negros não os conheciam. Entre outras delícias pode-se citar: alféola, ambrosia, bolinhos de goma, bolo de macaxeira, baba-de-moça, cocadas de mamão, abacaxi, amendoim, pudim de tapioca, queijadinha, doces de laranja, cajá e caju. A contribuição indígena também é notada na Bahia, como em qualquer parte do Brasil, nos pratos de milho, na canjica, pamonha e no mingau. Às famosas quituteiras negras deve-se em grande parte a fama e o valor da cozinha da Bahia, com seus quitutes famosos como o acarajé, o abará (bolinhos de feijão), bobó de camarão, caruru, vatapá, xinxim de galinha, arroz-de-haussá, efó, sarapatel, feijoada baiana (com feijão mulatinho).

Aves

Ají de Galinha

INGREDIENTES:

- 8 fatias de pão de fôrma sem casca
- 3 xícaras (chá) de leite fervente com 1 tablete de caldo de galinha dissolvido
- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1 cebola picada 
- 1 colher (sopa) de páprica picante em pó
- 1 pimenta dedo-de-moça picada sem semente
- 800 g de frango inteiro cozido (sem pele e desfiado grosseiramente) 
- 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- sal e cebolinha picada a gosto
- 3 batatas grandes cozidas sem casca e em rodelas
- 4 ovos batidos ligeiramente temperados com sal e pimenta-do-reino
- 1 pimentão vermelho sem pele e sem sementes e cortado em tiras

Modo de Preparo


Numa tigela coloque 8 fatias de pão de fôrma sem casca de molho em 3 xícaras (chá) de leite fervente com 1 tablete de caldo de galinha dissolvido. Numa panela em fogo médio aqueça 2 colheres (sopa) de azeite de dendê e refogue 1 cebola picada até murchar. Junte as fatias de pão (que ficou de molho no leite), 1 colher de páprica picante em pó e 1 pimenta dedo-de-moça. Mexa sempre até que o molho fique uniforme e cremoso. Reserve. Junte 800 g frango inteiro cozido (sem pele e desfiado grosseiramente), meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado e continue mexendo até misturar bem. Tempere com sal e cebolinha picada a gosto.


No fundo de 1 refratário oval (35 cm X 26 cm e 5 cm de altura) untado com azeite, distribua 3 batatas grandes cozidas sem casca e em rodelas. Cubra com o creme de frango (reservado acima), depois coloque por cima 4 ovos batidos ligeiramente temperados com sal e pimenta-do-reino a gosto e espalhe 1 pimentão vermelho sem pele e sem sementes, cortado em tiras. Leve para o forno pré-aquecido 200 ºC por 25 minutos.